Ads Top

PROJETO GERAÇÃO DA PAZ


O Instituto Teias da Juventude – ITJ em parceria com a Sociedade de Apoio a Família Sobralense – SAFS, realizou na noite desta quarta (02) o lançamento do Projeto Geração da Paz.
O projeto tem por objetivo reduzir fatores de vulnerabilidade e risco social da realidade de adolescentes e jovens, através de ações culturais e práticas saudáveis de esporte e lazer, promovendo sua participação juvenil, auxiliando na ressignificação de valores, na promoção da saúde, no cultivo de uma cultura de paz, no acesso a diretos e na formação para a cidadania de adolescentes, jovens e suas famílias dos bairros Terrenos Novos, Dom José e Novo Recanto.

O projeto visa atender diretamente 75 adolescentes e jovens, na faixa etária 12 a 25 anos dos referidos bairros acima citados, como uma ação e estratégia de prevenção às drogas, e sobre tudo de promoção da cultura de paz, através da aplicação da metodologia da Rota da Paz, de atividades sócio culturais e esportivas. 

A execução deste projeto está sendo possível em virtude de uma ação interministerial por meio do Edital Viva Jovem, através da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas em parceria com o Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Juventude. Neste sentido, o ITJ em parceria com a Sociedade de Apoio a Família Sobralense apresentaram a proposta do Projeto Geração da Paz, que foi selecionado entre mais de 500 proposta do Brasil.  Sendo um dos finalistas dos 8 projetos aprovados no referido edital.



Na oportunidade foi prestada uma homenagem in memora ao jovem defensor da juventude e das causas sociais Reinaldo Oliveira do Carmo, que foi um dos grandes colaboradores, juntamente com toda equipe do Instituto Teias da Juventude para que hoje estejamos celebrando este grande momento, assim de onde ele estiver estará em sintonia com este momento aqui vivido por todos e todas nós.

Foram parabenizados os adolescentes e jovens que foram selecionados e escolhidos dentre os 217 que fizeram inscrições, como sua famílias que se fizeram presentes no evento.

Na composição da mesa depois da acolhida de Chiquinho. Diretor Executivo do ITJ e Coordenador Pedagógico dos Projeto Vida que te quero Viva, Vida nas Teias da Cultura e Projeto Geração da Paz.


Dirigiram palavras de parabenização e motivação ao Projeto: Pe. João Batista Frota, Idealizador e Fundador da ONG Construtores da Paz; Carlos Augusto Fonte - Sec. Adjunto de Cultura e do Turismo de Sobral.



A Elisângela Aguiar - Coordenadora do Projeto de forma sintética apresentou como está fincado o projeto e como se dará o seu fazer nos territórios de atuação.
A Sra. Raimunda Nonata Silva Oliveira – Presidente do Instituto Teias da Juventude e Gerente do CSF da Vila União, integrante da articulação Ceará Pacífico, enfermeira, massoterapeuta e terapeuta holística, proferiu a palestra da noite com o tema: Ceará na Rota da Paz, construindo uma cultura de paz.

Encerramos com um lindo cordão cantando o hino da Paz. Oração de São Francisco.
Agradecemos a presença dos representantes: 
- Escola de Formação Saúde da Família;
- CREAS;
- Conselho Municipal de Juventude;
- Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas;
- Escola Municipal Maria José Ferreira;
- Escola  Municipal Gerardo Rodrigues;
- ONG - Construtores da Paz;
- Sec. Segurança e Cidadania;
- Academia de Saúde - Dom José;
- Diretoria do Instituto Teias da Juventude;
- EDUCAP; 
- Universidade Estadual Vale do Acaraú; 
- Casa da Memória e Cidadania;
- CSF Terrenos Novos;
- Casa Acolhedora;





Tecnologia do Blogger.